Submissões


O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Os artigos devem ser submetidos no site da revista, no seguinte endereço eletrônico: www.bioscience.org.br. Ao acessá-lo, o autor responsável pelo envio do artigo deverá se identificar por meio de login e senha.

 

ORIENTAÇÕES GERAIS A QUALQUER TIPO DE ARTIGO

Estas orientações estão detalhadas no site:

https://www.icmje.org/icmje-recommendations.pdf (páginas 14 a 19.)

Havendo especificações individuais a determinado tipo, elas virão referidas junto com as suas sumarizadas descrições a seguir.

 Os artigos devem ser digitados em espaço simples, em fonte Arial tamanho 12.

  • O limite de comprimento dos títulos é até 150 caracteres.
  • O tamanho máximo do texto, excluindo referências, tabelas e dados de catalogação no artigo (chamado de metadados), deve ser de 3000-3500 palavras e para artigos de revisão até 6000 palavras.
  • O limite para tabelas e/ou figuras e de 5 para todos os tipos de artigo exceto para artigos de revisão que o limite é de 8 (incluindo diagrama de fluxo CONSORT quando pertinente), NUNCA ENVIEM TABELAS SEM ESTAREM EM WORD (submissões com elas em formato figura serão rejeitadas) e as figuras devem ser criadas em um programa do MS Office, envie o arquivo nativo (DOC, PPT, XLS). Se uma figura foi publicada anteriormente, reconheça a fonte original indicando a fonte de referências onde a original foi publicada.
  • Os dados em forma de tabela ou ilustração devem ser referenciados no texto, não repetidos (por exemplo, informações detalhadas não devem ser fornecidas no texto e nas tabelas).
  • Deve-se incluir somente até 50 referências.

Exemplos de referências

Journal article
1. Tafra L, Lannin DR, Swanson MS, et al. Multicenter trial of sentinel node biopsy for breast cancer using both technetium sulfur colloid and isosulfan blue dye. Ann Surg. 2001;233:51–59.

Book chapter
2. Tisi PV, Shearman CP. Systemic consequences of reperfusion. In: Grace PA, Mathie RT, eds. Ischaemia-reperfusion injury. London: Blackwell Science; 1999:20–30.

Entire book
3. Lippincott Williams & Wilkins; 1999.

Electronic Pre-print article
4. Author. Article title. Journal title. Year Month Day; [Epub ahead of print]. Accessed on mm/dd/yyyy. Available at: website (exact website, or enough to lead the reader to the link).

Online journals
6. Friedman SA. Preeclampsia: a review of the role of prostaglandins. Obstet Gynecol [serial online]. January 1988; 71:22-37. Available from: BRS Information Technologies, McLean, VA. Accessed December 15, 1990.

Database
7. CANCERNET-PDQ [database online]. Bethesda, MD: National Cancer Institute; 1996. Updated March 29, 1996.

World Wide Web
8. Gostin LO. Drug use and HIV/AIDS [JAMA HIV/AIDS web site]. June 1, 1996. Available at: http://www.ama-assn.org/special/hiv/ethics. Accessed June 26, 1997.

 

Referências no texto: Citá-las em algarismos arábicos na ordem de aparecimento, sobrescritas como este exemplo: nonono.1, 3, 5-7, 9

  • Deve ser enviado resumo em português e em inglês com até 300 palavras, em parágrafo único, e estruturado em: Racional, Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusão (excluem-se resumos nas cartas ao editor e editoriais). Eles não devem conter abreviaturas, siglas ou referências. É necessário inserir de 3 a 5 descritores no português e keywords no inglês que estejam contidos nos Descritores de Ciências da Saúde – DeCS ou no MESH (Atenção: não devem ser citados descritores e keywords que não constem nessas URLs).
  • Utilizar a Terminologia Anatômica, São Paulo, Editora Manole, 1ªEd., 2001
  • Nome completo de cada autor (primeiro nome, inicial do meio e sobrenome); nome do(s) departamento(s) e instituição(ões) a que cada autor é afiliado, e qual foi a contribuição de cada autor ao trabalho que lhe deve ser atribuída pela taxonomia CRediT
  • Use apenas abreviaturas padrão para unidades de medida e abreviaturas aprovadas (Sistema Internacional de Unidades - SI - Quadro Geral de Unidades de Medida)
  • Incluir as implicações das descobertas e as limitações do trabalho no último parágrafo da Discussão.
  • Nas Conclusões, forneça apenas as conclusões do estudo que são diretamente apoiadas pelos resultados. Dê igual ênfase às descobertas positivas e negativas de igual mérito científico. Além disso, forneça uma declaração de relevância indicando implicações para a prática clínica ou política de saúde, evitando especulações e generalizações excessivas. Atenção: as conclusões devem respondem especificamente aos itens de objetivo referidos no texto
  • Todos os conceitos e assertivas científicas emanadas pelos artigos, ou as publicidades impressas, são de inteira responsabilidade dos autores ou anunciantes. Quando os autores não utilizarem a terminologia anatômica citada a BioSCIENCE tem a liberdade se fazê-la.

 

Uso de linguagem inclusiva

Contribuições dos autores (taxonomia CRediT)

Direitos Autorais

Revisão por pares

Uso do software de processamento do texto

Vídeo, podcast, videocast e visual abstract (graphical abstract)

 

INOVAÇÕES

BioSCIENCE, assim como as mais importantes revistas médicas nacionais e internacionais, estão adicionando nas publicações pequenos textos, denominados como Mensagem Central e Perspectivas, além de uma imagem (opcional) que caracterize o tema. Além disso, poderá ser incluído, a critério dos autores, um Visual Abstract ou Highlights, para serem divulgados pelo Twitter, Facebook e outras mídias sociais. As palavras usadas em todos estes textos devem ser simples para que o público médico/leigo consiga entender o avanço da ciência que o artigo propõe e incentivá-lo a lê-lo na íntegra.  Detalhando: 1) a Imagem (opcional) é a representativa de algo interessante do trabalho, podendo ser histológica, cirúrgica ou outra que contextualize o tema (Figura 1); 2) a Mensagem Central não é um breve resumo dos resultados, mas a síntese deles de forma simples (no máximo 100 palavras, Figura 2); a Perspectiva é para indicar a significância dos achados e como os autores antecipam que seus resultados deverão auxiliar na prática clínica (no máximo 100 palavras, Figura 3). O Visual Abstract ou Highlights apresentam um breve resumo gráfico do artigo. Devem indicar a temática sendo abordada e fornecer um resumo dos resultados, na maioria das vezes usando ícones simples, figuras e gráficos. Pode-se utilizar de uma a três colunas (Figura 4).

FIGURA 1 – Exemplo de imagem

FIGURA 2 – Exemplo de Mensagem Central

FIGURA 3 – Exemplo de Perpectiva

FIGURA 4 – Exemplo de Visual Abstract

 

TIPOS DE ESTUDO ACEITOS, DESCRIÇÕES, REQUISITOS E DIRETRIZES PARA A SUBMISSÃO

Ensaio clínico randomizado

Estudo duplo-cego

Ensaio controlado não randomizado

Estudo de coorte

Estudo de caso-controle

Estudo transversal

Série de casos

Relato de caso

Revisões

Metanálise

Revisões sistemáticas

Revisões narrativas

Editoriais (ou Comentários convidados)

Correspondência e cartas


Seções

  1. Artigo Original

    Política padrão de seção



Política de Privacidade

TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS À BioSCIENCE

Todos os autores concedem à revista os direitos autorais do artigo publicado, incluindo ilustrações, tabelas, textos, metadados ou outros elementos aceitos na publicação.

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Ao clicar no ícone TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS À BioSCIENCE todos os autores concedem à revista os direitos autorais do artigo publicado, incluindo ilustrações, tabelas, textos, metadados ou outros elementos aceitos na publicação.

 

Loading...