Revisões sistemáticas

As revisões sistemáticas são avaliações críticas da literatura e fontes de dados que pertencem a tópicos clínicos e geralmente incluem informações sobre a etiologia, epidemiologia, diagnóstico, prognóstico, terapia ou prevenção de uma doença ou condição. Essas revisões envolvem busca completa e atualizada da literatura usando vários bancos de dados, abrangendo muitos anos e classificando a qualidade das evidências disponíveis. Revisões sistemáticas sem metanálise são geralmente publicadas como Revisões. Revisões sistemáticas que incluem metanálise das evidências disponíveis e fornecem novas informações, como novas estimativas do tamanho do efeito, podem ser publicadas como artigos de pesquisa. Siga a seguinte orientação: elabore a pergunta-chave da pesquisa; busque referências na literatura; selecione os melhores artigos; faça a extração dos dados; avalie a qualidade metodológica; faça a síntese dos dados; e avalie a qualidade das evidências. Redija o texto conforme descrito nas orientações gerais acima.

 

a) Seguir as Diretrizes PRISMA (http://prisma-statement.org/) check lis

b) Deve ter e enviar o(s) protocolo(s) utilizado(s) e contendo nele todas as informações obtidas de todos os pacientes obrigatoriamente inseridas em tabela(s) Excel que devem vir adicionadas na íntegra como anexo ao final do artigo, enquanto que no texto inclui-se somente a interpretação sumarizada dos resultados e suas avaliações estatísticas.

c) Deve ser redigido com resumo (em português e em inglês com até 300 palavras, em parágrafo único, e estruturado em: Racional, Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusão, não contendo abreviaturas, siglas ou referências); o texto deve ser dividido em Introdução, Objetivo, Método, Resultados, Discussão e Conclusão. É necessário inserir de 3 a 5 descritores no português e keywords no inglês que estejam contidos nos Descritores de Ciências da Saúde – DeCS (https://decs.bvsalud.org) ou no MESH (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh  - (Atenção: não devem ser citados descritores e keywords que não constem nessas URLs).

e) Não há necessidade de aprovação por CEP (https://www.einstein.br/pesquisa/servicos/comite-etica-em-pesquisa/estudos-isentos-de-avaliacao-cep)

Loading...