A Revista Médica do Paraná, após 79 anos publicada ininterruptamente e financiada integralmente pela Associação Médica do Paraná em Curitiba, PR, Brasil, foi reestruturada e renominada como BioSCIENCE (ISSNe-2764-9350) para adaptar-se totalmente à ciência aberta.

É um periódico de acesso aberto revisado por pares e seu conteúdo está licenciado sob Creative Commons ( CC-BY ), Atribuição 4.0 Internacional.

A missão da BioSCIENCE objetiva a promoção do debate de temas relevantes na área da saúde por meio da publicação de artigos de diversos tipos com base em sua originalidade, importância contemporânea e interesse para os leitores. Está comprometida com os princípios da ciência aberta, ética, respeito ao indivíduo e ao animal de experimentação, humanização, honestidade, pioneirismo e excelência.

A Revista possui sustentabilidade financeira promovendo diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade nas pesquisas. Ao longo do tempo adotará as soluções de IA generativa nos processos de gestão e editorial.

Tem Estatuto próprio com detalhes de sua origem, institucionalidade, missão e governança do periódico.

Em 2023, a partir do volume 80, passa a adotar modalidade de publicação contínua e em 2024 passa a ser bilíngue, português e inglês.

O título abreviado é BioSCI. (Curitiba) deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Conformidade com a Ciência Aberta

Partido da premissa do movimento da Ciência Aberta e em consonância com suas as diretrizes, a BioSCIENCE  adota uma série de práticas, como a política de acesso livre, o código de boas práticas para editores e credita no artigo publicado a  contribuição do editor de seção responsável pelo processo de avaliação.

Além disso, solicita a indicação precisa do papel de cada um dos autores em artigos com múltipla autoria, conforme CRediT (Contributor Roles Taxonomy).

A Revista apoia o uso de repositórios para depósito que visam a preservação, disseminação e reutilização de dados como o SciELO Data.

Corroborando com o processo de transparência da ciência aberta aceitamos a submissão de preprints depositados previamente em servidores confiáveis.

O Formulário sobre Conformidade com a Ciência elaborada pela SciELO está disponível para preenchimento online e contribui para aprimorarmos as práticas relacionadas a Ciência Aberta no periódico

 

Ética de Publicação

 A BioSCIENCE está comprometida com os princípios de ética recomendadas pelo Committee on Publication Ethics (COPE), respeito ao indivíduo e ao animal de experimentação, humanização, honestidade, pioneirismo e excelência.

Se o trabalho envolver o uso de seres humanos, deve-se garantir que ele foi realizado de acordo com  a Declaração de Helsinque da Associação Médica Mundial e a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde do Brasil.

Se o trabalho envolver o uso de animais deve ele estar em conformidade com Lei Federal nº 11.794/08 ou com a DCBA, obedecer as diretrizes ARRIVE 2.0 e os autores devem indicar claramente no manuscrito que tais diretrizes foram seguidas. O sexo dos animais deve ser indicado e, quando apropriado, a influência (ou associação) dele nos resultados do estudo. 

Para pesquisas realizadas com seres vivos ou animais, somente são aceitas suas submissões com a carta de aprovação do parecer de um Comitê de Ética em Pesquisa e/ou Animal.  No item Métodos, deve ser informado que a pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética credenciado, junto com o Conselho Nacional de Saúde, e informar o número do processo.

Como prática comum na publicação manterá o uso do Turnitin ou iThenticate ou outro meio vindouro de verificação de plágio em IA assegurando a originalidade e integridade dos artigos.

Nos casos em que se aplica, a BioSCIENCE adota a publicação de erratas e retratações, visando uma comunicação científica que não gere dúvidas quanto à sua credibilidade.

 

Foco e Escopo

BioSCIENCE publica trabalhos científicos originais e de qualidade revisados por pares que contribuam para o estudo da área médica em suas diversas subáreas e interfaces. A Revista é aberta a contribuições da comunidade científica nacional e internacional e adepta do Acesso Aberto (Open Access).

 

Preservação Digital

 

Fontes de indexação

 

Registro Bibliográfico

  • Título do periódico: BioSCIENCE
  • Título abreviado: (Curitiba)
  • Publicação de: Associação Médica do Paraná
  • Periodicidade: Anual
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua
  • Ano de criação do periódico: 2022

 

POLÍTICA EDITORIAL

 

 Preprints

O preprint consiste em uma versão preliminar do manuscrito ainda não  submetido a um periódico e não passaram por revisão de um editor.

Ao submeter o manuscrito a um servidor preprint, deve-se ter alguns cuidados, tais como: faz-se necessário a transparência de sua política de moderação, oferecer o DOI aos trabalhos submetidos, permitir alterações em suas versões, comentários e endosso de pesquisadores e interoperabilidade com outras plataformas.

A BiosCIENCE aceita manuscritos depositados em servidores públicos de preprint, considerados confiáveis pelo comitê editorial, como o SciELO Preprints. E segue as recomendações de Transparency and Openess Promotion (TOP) 

 

Processo de revisão por pares

Os manuscritos só iniciarão o processo de tramitação se estiverem de acordo com as Instruções aos Autores. A avaliação de mérito é feita pelos Editores e Conselho Editorial com base na originalidade, pertinência, qualidade acadêmica e relevância do manuscrito para a área.

Aprovados nesta fase, os manuscritos serão encaminhados aos revisores ad hoc selecionados pelos editores. Cada manuscrito será enviado para dois revisores de reconhecida competência na temática abordada. Em caso de desacordo, o original será enviado para uma terceira avaliação.

A revista adota o sistema blind review na avaliação por pares e é sigilosa quanto a identidade dos autores e avaliadores. Por isso, a publicação solicita que as informações de autoria sejam indicadas apenas na página de rosto, que será removida para a avaliação.

Os documentos elaborados no Microsoft Word devem ter a identificação do autor removida das propriedades do documento: No menu principal, clique em Salvar como > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

Os pareceres dos revisores comportam três possibilidades: a) aprovação; b) reapresentação; c) recusa. Em quaisquer desses casos, o autor será comunicado.

Os pareceres são analisados pelos editores associados, que propõem ao Editor Chefe a aprovação ou não do manuscrito. A decisão final sobre o parecer do artigo (aprovado ou rejeitado) caberá ao Editor-Chefe.

Os manuscritos rejeitados, mas com possibilidade de reformulação, poderão retornar como novo trabalho, dando início a outro processo de avaliação.

Em linha com as práticas de comunicação da Ciência Aberta, a BioSCIENCE credita no artigo publicado a contribuição do editor de seção responsável pelo processo de avaliação.

 

Dados abertos

Bancos de dados abertos é o local no qual são armazenados dados públicos que podem ser recuperados, utilizados, modificados e compartilhados por outros.

Para garantir a transferência dos dados, códigos, métodos e outros materiais utilizados e resultantes das pesquisas, a BioSCIENCE apoia e incentiva os autores a compartilhar todos os dados do manuscrito.

É recomendado a consulta do Guia de citação de dados de pesquisa disponibilizado pelo SciELO, da Guia TOP, e para depósito confira a lista de repositórios para depósito de dados de pesquisa disponibilizado pela SciELO.

 

Cobrança de Taxas

A BioSCIENCE não cobra taxas de submissão, processamento e/ou publicação.

 

Política de Ética e Má Conduta, Errata e Retratação

A BioSCIENCE segue as orientações para a má conduta que estão no Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia-de-Buenas-Practicas-para-el-Fortalecimiento-de-la-Etica-en-la-Publicacion-Cientifica.pdf

Quando existirem erratas, elas seguirão o Guia para o registro e publicação de Errata: (Guia para o registro, marcação e publicação de Adendo): https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/guia_adendo.pdf

Retratação: A Revista seguirá o Guia para o registro e publicação de retratação (Guía para registrar, marcar y publicar uma retractacióin (solo em Portugués): https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/guia_retratacao.pdf

 

Política de Conflito de Interesses

Um conflito de interesse é qualquer ato que interfira na revisão por pares, na tomada de decisão editorial ou na publicação de artigos.

Os autores devem declarar, de forma explícita e individual, qualquer potencial conflito de interesse financeiro, direto e/ou indireto, e não financeiro etc. em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão.

Os Revisores ad hoc: Caso seja identificado conflito de interesse da parte dos revisores, o Comitê Editorial encaminhará o manuscrito a outro revisor ad hoc.

Os mesmos critérios são adotados para os editores de área e conselheiros nacional e internacional da Revista incluindo o editor-chefe.

Se um conflito de interesse não informado vier à tona após a publicação, a Revista agirá de acordo com as diretrizes do COPE.

Para mais informações ver: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest

 

Adoção de software de similaridade

Todos os artigos são verificados através do Crossref - Similarity Check para garantir a originalidade.

 

Adoção de softwares uso de recursos de Inteligência Artificial

A BioSCIENCE em relação aos sistemas de IA, segue as orientações do Guia de uso de ferramentas e recursos de Inteligência Artificial na comunicação de pesquisas na Rede SciELO.

 

Questões de sexo e gênero

Os direitos de privacidade das pessoas devem sempre ser observados. Os termos sexo e gênero devem ser usados corretamente. A menos que se tenha permissão por escrito do paciente (ou, quando aplicável, do parente mais próximo), os dados pessoais de qualquer paciente incluído em qualquer parte do artigo e em quaisquer materiais suplementares (incluindo todas as ilustrações e vídeos) devem ser removidos. Além disso, BioSCIENCE observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

Comitê de Ética

No item Métodos, deve ser informado que a pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética credenciado, junto com o Conselho Nacional de Saúde, e informar o número do processo. 

Além disso, os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa.

 

Direitos autorais

Os autores detêm os direitos autorais da publicação dos artigos na BioSCIENCE. Os artigos são protegidos sob uma licença Creative Commons CC BY 4.0 de acesso aberto, o que significa que qualquer pessoa pode baixar e ler o artigo sem nenhum custo. Ainda, o artigo pode ser reutilizado desde que citado de forma adequada. Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.

 

Propriedade Intelectual e Termos de Uso

A BioSCIENCE se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.

Os direitos morais e intelectuais dos artigos pertencem aos respectivos autores, não sendo propriedade do periódico, que também não se responsabiliza pelas opiniões emitidas pelos autores.

Todos os artigos publicados na BioSCIENCE, exceto quando especificado de forma diferente, são protegidos sob uma licença Creative Commons CC BY 4.0, permitindo a distribuição, adaptação e criação a partir do trabalho original.

O periódico BioSCIENCE encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website do periódico.

 

Patrocinador

É patrocinada pela Associação Médica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

BioSCIENCE é continuação do título Revista Médica do Paraná.

ISSN online 2764-9350 e impresso 2764-9342