Sobre a Revista

BioSCIENCE é continuação do título Revista Médica do Paraná que publica artigos revisados ​​por pares em fluxo contínuo. É de interesse geral na área da saúde e dirigida para clínicos, cirurgiões e pesquisadores em ciências médicas e áreas correlatas, e biomédicas. É indexada no LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Crossref e tem como sua toda a propriedade intelectual do conteúdo da revista. Ela é licenciada  pelo Creative Commons tipo BY (CC BY 4.0) . A revista é associada a ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos).

A revista é open access. Atende aos princípios da Ciência Aberta (Open Science) que permite compartilhamento e reuso dos dados. Atende a todas recomendações do ICMJE (maio/2022), WAME, COPE , EQUATOR network, FAIR principles e FAIRsharing. É patrocinada pela Associação Médica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Publica artigos dos seguintes tipos: Artigos originais e de revisão são aprovados para publicação com base em sua originalidade, importância contemporânea e interesse para os leitores da revista. BioSCIENCE está comprometida com os princípios de ética, respeito ao indivíduo e ao animal de experimentação, humanização, honestidade, pioneirismo e excelência. Todos os artigos são verificados através do Crossref - Similarity Check para garantir a originalidade. Aceita manuscritos já publicados em preprint, considerados confiáveis pelo comitê editorial.

Se o trabalho envolver o uso de seres humanos, deve-se garantir que ele foi realizado de acordo com  a Declaração de Helsinque da Associação Médica Mundial e a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde do Brasil. Deve ser sempre acompanhado de Consentimento Informado. A submissão deve mencionar, na primeira frase do Método, o número dado pelo comitê de ética em pesquisa (CAAE - Certificado de Apresentação de Apreciação Ética) que analisou o projeto, e também se houver o número registrado na Platafoma Brasil. Os direitos de privacidade das pessoas devem sempre ser observados. Os termos sexo e gênero devem ser usados ​​corretamente. A menos que se tenha permissão por escrito do paciente (ou, quando aplicável, do parente mais próximo), os dados pessoais de qualquer paciente incluídos em qualquer parte do artigo e em quaisquer materiais suplementares (incluindo todas as ilustrações e vídeos) devem ser removidos. Os direitos de privacidade dos sujeitos humanos devem sempre ser observados.

Se o trabalho envolver o uso de animais deve ele estar em conformidade com Lei Federal nº 11.794/08 ou com a DCBA, obedecer as diretrizes ARRIVE 2.0 e os autores devem indicar claramente no manuscrito que tais diretrizes foram seguidas. O sexo dos animais deve ser indicado e, quando apropriado, a influência (ou associação) dele nos resultados do estudo.

 

Periodicidade
A BioSCIENCE é uma publicação semestral, editada pela Associação Médica do
Paraná.

 

Histórico do periódico
BioSCIENCE é continuação do título Revista Médica do Paraná, fundada em 1942.
É publicada semestralmente e é de responsabilidade da Associação Médica do
Paraná.

Loading...