Sobre a Revista
BioSCIENCE (ISSN online 2764-9350 e impresso 2764-9342)é continuação do título Revista Médica do Paraná, que assim permaneceu desde 1933 até 2022. É indexada no LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Crossref (50 Salem St, Lynnfield, MA 01940, EUA), e tem, como sua, toda a propriedade intelectual do conteúdo da revista (Declaração de Privacidade). Ela é licenciada pelo Creative Commons tipo BY (CC BY 4.0) e associada à ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos). A revista é em Open Access atendendo aos princípios da Ciência Aberta (Open Science) que permite compartilhamento e reuso dos dados. Atende a todas as recomendações do ICMJE (maio/2022), WAME, COPE, EQUATOR Network, FAIR principles e FAIRsharing. É patrocinada pela Associação Médica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.
Publica artigos de diversos tipos, descritos no ícone SUBMISSÃO – Tipos de estudos aceitos -, com base em sua originalidade, importância contemporânea e interesse para os leitores da revista. BioSCIENCE está comprometida com os princípios de ética, respeito ao indivíduo e ao animal de experimentação, humanização, honestidade, pioneirismo e excelência. Todos os artigos são verificados através do Crossref - Similarity Check para garantir a originalidade. Aceita manuscritos já publicados em preprint, considerados confiáveis pelo comitê editorial.
Se o trabalho envolver o uso de seres humanos, deve-se garantir que ele foi realizado de acordo com a Declaração de Helsinque da Associação Médica Mundial e a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde do Brasil. Deve ser sempre acompanhado de consentimento informado. A submissão deve mencionar, na primeira frase do Método, o número dado pelo comitê de ética em pesquisa (CAAE - Certificado de Apresentação de Apreciação Ética) que analisou o projeto, e também, se houver, o número registrado na Platafoma Brasil. Os direitos de privacidade das pessoas devem sempre ser observados. Os termos sexo e gênero devem ser usados corretamente. A menos que se tenha permissão por escrito do paciente (ou, quando aplicável, do parente mais próximo), os dados pessoais de qualquer paciente incluído em qualquer parte do artigo e em quaisquer materiais suplementares (incluindo todas as ilustrações e vídeos) devem ser removidos. Os direitos de privacidade dos humanos devem sempre ser observados.
Se o trabalho envolver o uso de animais deve ele estar em conformidade com Lei Federal nº 11.794/08 ou com a DCBA, obedecer as diretrizes ARRIVE 2.0 e os autores devem indicar claramente no manuscrito que tais diretrizes foram seguidas. O sexo dos animais deve ser indicado e, quando apropriado, a influência (ou associação) dele nos resultados do estudo.