INSTRUÇÕES AOS AUTORES

ORIENTAÇÕES PARA ARTIGOS

 

Escopo e políticas

BioSCIENCE (ISSN online 2764-9350 e impresso 2764-9342) continuação do título Revista Médica do Paraná, que assim permaneceu desde 1933 até 2022.

BioSCIENCE publica artigos de diversos tipos, descritos no ícone SUBMISSÃO – Tipos de estudos aceitos –, com base em sua originalidade, importância contemporânea e interesse para os leitores da revista. BioSCIENCE está comprometida com os princípios de ética, respeito ao indivíduo e ao animal de experimentação, humanização, honestidade, pioneirismo e excelência.

A BioSCIENCE não cobra taxas de submissão e/ou publicação.

Aceita manuscritos já publicados em preprint, considerados confiáveis pelo comitê editorial.

O tempo médio de processamento dos manuscritos, compreendendo este tempo entre o recebimento, correções e aprovação pelo peer-review é de aproximadamente 3 meses e o de publicação de até 6 meses.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Considerações Éticas

Se o trabalho envolver o uso de seres humanos, deve-se garantir que ele foi realizado de acordo com  a Declaração de Helsinque da Associação Médica Mundial e a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde do Brasil. Deve ser sempre acompanhado de consentimento informado. A submissão deve mencionar, na primeira frase do Método, o número dado pelo comitê de ética em pesquisa (CAAE - Certificado de Apresentação de Apreciação Ética) que analisou o projeto, e também, se houver, o número registrado na Platafoma Brasil.

Os direitos de privacidade das pessoas devem sempre ser observados. Os termos sexo e gênero devem ser usados corretamente. A menos que se tenha permissão por escrito do paciente (ou, quando aplicável, do parente mais próximo), os dados pessoais de qualquer paciente incluído em qualquer parte do artigo e em quaisquer materiais suplementares (incluindo todas as ilustrações e vídeos) devem ser removidos. Se o trabalho envolver o uso de animais deve ele estar em conformidade com Lei Federal nº 11.794/08 ou com a DCBA, obedecer as diretrizes ARRIVE 2.0 e os autores devem indicar claramente no manuscrito que tais diretrizes foram seguidas. O sexo dos animais deve ser indicado e, quando apropriado, a influência (ou associação) dele nos resultados do estudo. 

 

Processo de revisão por pares (peer-review)

Todos os manuscritos só iniciarão o processo de tramitação se estiverem de acordo com as Instruções aos Autores. A avaliação de mérito é feita pelos Editores e Conselho Editorial com base na originalidade, pertinência, qualidade acadêmica e relevância do manuscrito para a área.

Aprovados nesta fase, os manuscritos serão encaminhados aos revisores ad hoc selecionados pelos editores. Cada manuscrito será enviado para dois revisores de reconhecida competência na temática abordada. Em caso de desacordo, o original será enviado para uma terceira avaliação.

A revista adota o sistema blind review na avaliação por pares e é sigilosa quanto a identidade dos autores e avaliadores. Por isso, a publicação solicita que as informações de autoria sejam indicadas apenas na página de rosto, que será removida para a avaliação.

Os documentos elaborados no Microsoft Word devem ter a identificação do autor removida das propriedades do documento: No menu principal, clique em Salvar como > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

Os pareceres dos revisores comportam três possibilidades: a) aprovação; b) reapresentação; c) recusa. Em quaisquer desses casos, o autor será comunicado.

Os pareceres são analisados pelos editores associados, que propõem ao Editor Chefe a aprovação ou não do manuscrito. A decisão final sobre o parecer do artigo (aprovado ou rejeitado) caberá ao Editor-Chefe.

Os manuscritos rejeitados, mas com possibilidade de reformulação, poderão retornar como novo trabalho, dando início a outro processo de avaliação.

 

Conflito de Interesse

Autores: Os autores devem declarar, de forma explícita e individual, qualquer potencial conflito de interesse financeiro, direto e/ou indireto, e não financeiro etc.

Revisores ad hoc: Caso seja identificado conflito de interesse da parte dos revisores, o Comitê Editorial encaminhará o manuscrito a outro revisor ad hoc.

 

Condições gerais

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com todas estas normas serão devolvidas.

Os artigos devem ser submetidos pelo site da Revista, no seguinte endereço eletrônico: www.bioscience.org.br. Ao acessá-lo, o autor responsável pelo envio do artigo deverá se identificar por meio de login e senha.

 São itens obrigatórios:

  

Condições específicas 

 

Exemplos de referências

Artigos de periódicos

Puccia R, Woodson BT. Palatopharyngoplasty and palatal anatomy and phenotypes for treatment of sleep apnea in the twenty-first Century. Otolaryngol Clin North Am. 2020;53(3):421-9.

 

Artigo com mais de seis autores da Internet

Miguel  ID,  Ranieri  RA,  Custódio  P,  Fattouch  SBA,  Biagini  G,  Galera  R,  et al. Osteomielite: perfil epidemiológico e desfechos verificados em  pacientes  internados  em  um  hospital  público  de  Curitiba.  BioSCIENCE.  2023 [acesso 2023 4]; 81(1);3-6. Disponível em: https://bioscience.org.br/bioscience/index.php/bioscience/article/view/299/215

 

Artigo com o número de DOI

Thuler E, Rabelo FAW, Yui M, Tominaga Q, Dos Santos V Jr, Arap SS. Correlation between the transverse dimension of the maxilla, upper airway obstructive site, and OSA severity. J Clin Sleep Med. 2021;17(7):1465-73. https://doi.org/10.5664/jcsm.9226

 

Documentos eletrônicos institucionais

Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Estatísticas do câncer. 2022 [acesso 2023 Apr 15]. Disponível em: https://www.inca.gov.br/numeros-de-cancer

 

Dataset

Appel AL, Albagli S. The adoption of Article Processing Charges as a business model by Brazilian Open Access journals [dataset]. 2019 Feb 1 [cited 2023 Aug 3]. Zenodo. 2019. 1 data set (3CSV, 2XLSX, 1TXT files). http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.2555317

 

Preprint

Gorzoni ML. Cloroquina e hidroxicloroquina: medicamentos potencialmente inapropriados a idosos? 2020.  EmeRI. https://preprints.ibict.br/handle/1618034/60

 

Capítulos de livros

Tisi PV, Shearman CP. Systemic consequences of reperfusion. In: Grace PA, Mathie RT, editors. Ischaemia-reperfusion injury. London: Blackwell Science; 1999. p.20-30.

 

Capítulo de livro em suporte eletrônico

Baranoski MCR. Cidadania dos homossexuais. In: Baranoski MCR. A adoção em relações homoafetivas. 2a. ed. Ponta Grossa: UEPG; 2016 [acesso 2023 Aug 3]. Disponível em: http://books.scielo.org/id/ym6qv

Para outros exemplos, recomendamos consultar as normas do Committee of Medical Journals Editors (Grupo Vancouver): http://www.icmje.org; https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html

 

Inovações

BioSCIENCE, assim como as mais importantes revistas médicas nacionais e internacionais, estão adicionando nas publicações pequenos textos, denominados como “Mensagem Central” e “Perspectiva”, além de uma imagem (opcional) que caracterize o tema. Além disso, poderá ser incluído, a critério dos autores, um Visual Abstract ou Highlights, para serem divulgados pelo X/Twitter, Facebook e outras mídias sociais. As palavras usadas em todos estes textos devem ser simples para que o público médico/leigo consiga entender o avanço da ciência que o artigo propõe e incentivá-lo a lê-lo na íntegra. Detalhando: 1) a “Imagem” (opcional) é a representativa de algo interessante do trabalho, podendo ser histológica, cirúrgica ou outra que contextualize o tema (Figura 1); 2) a “Mensagem Central” não é um breve resumo dos resultados, mas a síntese deles de forma simples (no máximo 100 palavras, Figura 2); a “Perspectiva” é para indicar a significância dos achados e como os autores antecipam que seus resultados deverão auxiliar na prática clínica (no máximo 100 palavras, Figura 3). O “Visual Abstract” ou “Highlights” apresentam um breve resumo gráfico do artigo (https://mindthegraph.com/). Devem indicar a temática sendo abordada e fornecer um resumo dos resultados, na maioria das vezes usando ícones simples, figuras e gráficos. Pode-se utilizar de uma a três colunas (Figura 4).

FIGURA 1 – Exemplo de imagem

FIGURA 2 – Exemplo de Mensagem Central

FIGURA 3 – Exemplo de Perpectiva

FIGURA 4 – Exemplo de Visual Abstract

 

Tipos de estudo aceitos, descrições, requisitos e diretrizes para a submissão (para facilitar clique nos links desejados e terá detalhes de como fazer a submissão)

Ensaio clínico randomizado

Estudo duplo-cego

Ensaio controlado não randomizado

Estudo de coorte

Estudo de caso-controle

Estudo transversal

Série de casos

Relato de caso

Revisões

Metanálise

Revisões sistemáticas

Revisões narrativas

Editoriais (ou Comentários convidados)

Correspondência e cartas

Loading...