Instruções aos autores
ORIENTAÇÕES PARA QUALQUER TIPO DE ARTIGO
Condições gerais
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com todas estas normas serão devolvidas.
Os artigos devem ser submetidos pelo site da revista, no seguinte endereço eletrônico: www.bioscience.org.br. Ao acessá-lo, o autor responsável pelo envio do artigo deverá se identificar por meio de login e senha.
São itens obrigatórios a serem seguidos:
- A contribuição deverá ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista. Apresentações em congresso, como temas livres, publicações em anais ou como preprint não invalidam a publicação na BioSCIENCE.
- O texto deverá ser redigido em espaço simples, com fonte Arial 12, não ter termos sublinhados (exceto em endereços URL quando houver), ter figuras e tabelas inseridas no texto o mais próximo de onde estão referidas contidas entre parêntesis. O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos aqui descritos.
- Transferir os direitos autorais para a BioSCIENCE
Condições específicas
Estas orientações seguem normas internacionais que podem ser conhecidas em detalhes no site https://www.icmje.org/icmje-recommendations.pdf (páginas 14 a 19).
- Os artigos devem ser digitados em espaço simples, fonte Arial tamanho 12, formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- O limite do título do trabalho é de até 150 caracteres.
- O tamanho máximo do texto, excluindo referências, tabelas e dados de catalogação do artigo (chamado de metadados), deve ser de 3000-3500 palavras para artigos originais e para os de revisão de até 6000 palavras.
- O número de tabelas e/ou figuras é de 5 para todos os tipos de artigo exceto para os de revisão que é de 8 (incluindo diagrama de fluxo CONSORT, quando pertinente). NUNCA ENVIEM TABELAS SEM ESTAREM EM WORD (submissões com elas em formato figura serão rejeitadas) e as figuras devem ser criadas em um programa do MS Office, enviando o arquivo nativo (Word, Powerpoint, Excel). Inclusão de figura que tenha sido publicada anteriormente, deve ser acompanhada da fonte/referência de onde ela proveio.
- Por questão de estilo, os dados listados em forma de tabela ou de ilustrações podem ser referenciados no texto, mas não serem repetitivos nos detalhes, e sim somente relatando no texto e os demais significativos dirigidos para a tabela de onde foram retirados.
- Pode-se incluir até 50 referências, redigidas conforme os exemplos:
Artigos de periódicos
- Tafra L, Lannin DR, Swanson MS, et al. Multicenter trial of sentinel node biopsy for breast cancer using both technetium sulfur colloid and isosulfan blue dye. Ann Surg.2001;233:51–59.
Capítulos de livros
- Tisi PV, Shearman CP. Systemic consequences of reperfusion. In: Grace PA, Mathie RT, eds. Ischaemia-reperfusion injury. London: Blackwell Science; 1999:20–30.
Edição de livros
- Lippincott Williams & Wilkins; 1999.
Preprints
- Article title. Journal title. Year Month Day; [Epub ahead of print]. Accessed on mm/dd/yyyy. Available at: website (exact website, or enough to lead the reader to the link).
Periódicos online
- Friedman SA. Preeclampsia: a review of the role of prostaglandins. Obstet Gynecol[serial online]. January 1988; 71:22-37. Available from: BRS Information Technologies, McLean, VA. Accessed December 15, 1990.
Database/Datapaper
1. CANCERNET-PDQ [database online]. Bethesda, MD: National Cancer Institute; 1996. Updated March 29, 1996.
World Wide Web
- Gostin LO. Drug use and HIV/AIDS [JAMA HIV/AIDS web site]. June 1, 1996. Available at: http://www.ama-assn.org/special/hiv/ethics. Accessed June 26, 1997.
- Referências no texto: citá-las em algarismos arábicos na ordem de aparecimento, e sobrescritas (.1,3,5-7,9)
- Deve ser enviado resumo em português (RESUMO) e em inglês (ABSTRACT) com até 300 palavras, em parágrafo único, e estruturado em: Racional, Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusão (excluem-se resumos nas cartas ao editor e editoriais). Eles não devem conter abreviaturas, siglas, dados estatísticos ou referências. É necessário inserir de 3 a 5 PALAVRAS-CHAVE no português e KEYWORDS no inglês que estejam contidos nos Descritores de Ciências da Saúde – DeCS ou no MESH (Atenção: não devem ser citados palavras-chave e keywords que não constem nessas URLs).
- Utilize a Terminologia Anatômica, São Paulo, Editora Manole, 1ªEd., 2001 nos termos pertinentes. Quando os autores não a utilizarem a BioSCIENCE tem a liberdade se fazê-la.
- Coloque o nome completo de cada autor (primeiro nome, inicial do meio e sobrenome); nome do(s) departamento(s) e instituição(s) a que cada autor é afiliado, ORCID,e qual foi a contribuição que cada autor teve de acordo com a taxonomia CRediT e Contribuições dos autores (taxonomia CRediT)
- Use apenas abreviaturas-padrão para unidades de medida e internacionalmente aprovadas (Sistema Internacional de Unidades - SI - Quadro Geral de Unidades de Medida)
- Inclua as implicações das descobertas, ou seja, para que elas servirão, e as limitações do trabalho no último parágrafo da Discussão.
- Nas Conclusões, forneça apenas as baseadas no estudo e que sejam diretamente apoiadas pelos resultados. Dê igual ênfase às descobertas positivas e negativas, pois elas possuem igual mérito científico. Podem ser referidos usos para a prática clínica ou políticas de saúde, de forma pragmática (Atenção: as Conclusões devem responder somente e especificamente os itens do Objetivo, referido no texto, NADA ALÉM, e sem referir resultados, mas sim a interpretação/aplicação que os autores tiveram com os resultados obtidos. NUNCA REFERIR A LITERATURA)
- Todos os conceitos e assertivas científicas emanadas pelos artigos, ou as publicidades impressas, são de inteira responsabilidade dos autores ou anunciantes.
- Uso de linguagem inclusiva
- Os artigos podem ser acompanhados de vídeo, podcast, videocast e visual abstract (graphical abstract)
- Usar software de processamento do texto
Inovações
BioSCIENCE, assim como as mais importantes revistas médicas nacionais e internacionais, estão adicionando nas publicações pequenos textos, denominados como “Mensagem Central” e “Perspectiva”, além de uma imagem (opcional) que caracterize o tema. Além disso, poderá ser incluído, a critério dos autores, um Visual Abstract ou Highlights, para serem divulgados pelo Twitter, Facebook e outras mídias sociais. As palavras usadas em todos estes textos devem ser simples para que o público médico/leigo consiga entender o avanço da ciência que o artigo propõe e incentivá-lo a lê-lo na íntegra. Detalhando: 1) a “Imagem” (opcional) é a representativa de algo interessante do trabalho, podendo ser histológica, cirúrgica ou outra que contextualize o tema (Figura 1); 2) a “Mensagem Central” não é um breve resumo dos resultados, mas a síntese deles de forma simples (no máximo 100 palavras, Figura 2); a “Perspectiva” é para indicar a significância dos achados e como os autores antecipam que seus resultados deverão auxiliar na prática clínica (no máximo 100 palavras, Figura 3). O “Visual Abstract” ou “Highlights” apresentam um breve resumo gráfico do artigo (https://mindthegraph.com/). Devem indicar a temática sendo abordada e fornecer um resumo dos resultados, na maioria das vezes usando ícones simples, figuras e gráficos. Pode-se utilizar de uma a três colunas (Figura 4).
FIGURA 1 – Exemplo de imagem
FIGURA 2 – Exemplo de Mensagem Central
FIGURA 3 – Exemplo de Perpectiva
FIGURA 4 – Exemplo de Visual Abstract
Tipos de estudo aceitos, descrições, requisitos e diretrizes para a submissão (para facilitar clique nos links desejados e terá detalhes de como fazer a submissão)
Ensaio controlado não randomizado