Envíos
Lista de comprobación para la preparación de envíos
Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.-
1) Os artigos estão digitados em espaço simples, fonte Arial tamanho 12, formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
2) O limite do título do trabalho está com até 150 caracteres.
3) O tamanho máximo do texto, excluindo referências, tabelas e dados de catalogação do artigo (chamado de metadados), está com 3000-3500 palavras para artigos originais e para os de revisão de até 6000 palavras.
4) O número de tabelas e/ou figuras é de 5 para todos os tipos de artigo exceto para os de revisão que é de 8 (incluindo diagrama de fluxo CONSORT, quando pertinente). NUNCA ENVIEM TABELAS SEM ESTAREM EM WORD (submissões com elas em formato figura serão rejeitadas) e as figuras devem ser criadas em um programa do MS Office, envie o arquivo nativo (Word, Powerpoint, Excel). Inclusão de figura que tenha sido publicada anteriormente, deve ser acompanhada da fonte/referência de onde ela proveio.
5) Por questão de estilo, os dados listados em forma de tabela ou de ilustrações podem ser referenciados no texto, mas não serem repetitivos nos detalhes, mas sim somente relatando no texto os mais significativos sendo os demais dirigidos para a tabela de onde foram retirados.
6) Pode-se incluir somente até 50 referências.
7) Referências no texto: citá-las em algarismos arábicos na ordem de aparecimento, e sobrescritas (nonono.1,3,5-7,9)
8) Deve ser enviado resumo em português (RESUMO) e em inglês (ABSTRACT) com até 300 palavras, em parágrafo único, e estruturado em: Racional, Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusão (excluem-se resumos nas cartas ao editor e editoriais). Eles não devem conter abreviaturas, siglas, dados estatísticos ou referências. É necessário inserir de 3 a 5 PALAVRAS-CHAVE no português e KEYWORDS no inglês que estejam contidos nos Descritores de Ciências da Saúde – DeCS ou no MESH (Atenção: não devem ser citados palavras-chave e keywords que não constem nessas URLs).
9) Utilize a Terminologia Anatômica, São Paulo, Editora Manole, 1ªEd., 2001 nos termos pertinentes. Quando os autores não a utilizarem a BioSCIENCE tem a liberdade se fazê-la.
10) Coloque o nome completo de cada autor (primeiro nome, inicial do meio e sobrenome); nome do(s) departamento(s) e instituição(s) a que cada autor é afiliado, ORCID, e qual foi a contribuição que cada autor teve de acordo com a taxonomia CRediT e Contribuições dos autores (taxonomia CRediT)
11) Use apenas abreviaturas-padrão para unidades de medida e internacionalmente aprovadas (Sistema Internacional de Unidades - SI - Quadro Geral de Unidades de Medida)
12) Inclua as implicações das descobertas, ou seja, para que elas servirão, e as limitações do trabalho no último parágrafo da Discussão.
13) Nas Conclusões, forneça apenas as baseadas no estudo e que sejam diretamente apoiadas pelos resultados. Dê igual ênfase às descobertas positivas e negativas, pois elas possuem igual mérito científico. Podem ser referidos usos para a prática clínica ou políticas de saúde, de forma pragmática (Atenção: as Conclusões devem respondem somente e especificamente os itens do Objetivo, referido no texto, NADA ALÉM, e sem referir resultados, mas sim a interpretação/aplicação que os autores tiveram com os resultados obtidos. NUNCA REFERIR A LITERATURA)
14) Todos os conceitos e assertivas científicas emanadas pelos artigos, ou as publicidades impressas, são de inteira responsabilidade dos autores ou anunciantes.
15) Use linguagem inclusiva Uso de linguagem inclusiva
16) Os artigos podem ser acompanhados de vídeo, podcast, videocast e visual abstract (graphical abstract)
Secciones de la revista
-
Editorial
Editoriais (ou Comentários convidados).
Os editoriais representam artigos de opinião importantes em revistas científicas e geralmente servem a propósitos especiais. Editoriais escritos pelo editor da revista ou por um membro da equipe editorial podem comunicar informações sobre a revista ou sobre as políticas ou procedimentos da revista ou podem apresentar as opiniões dos editores ou da equipe editorial sobre um assunto relevante para os leitores da revista ou sobre um artigo publicado. Os editoriais também podem ser escritos por autores que não sejam membros da equipe editorial, mas que são convidados a fornecer discussão e opinião autorizada sobre um artigo que o acompanha ou sobre outro tópico. Na maioria dos casos, os editoriais convidados (também chamados de Comentários Convidados em alguns periódicos) acompanham artigos de pesquisa ou outros artigos publicados pelo periódico e normalmente servem para fornecer equilíbrio, contexto adicional e advertências sobre a importância e as implicações do artigo que o acompanha. Às vezes, editores convidados podem ser solicitados a comentar sobre tópicos separados de interesse dos leitores ou editores da revista.
-
Artigo Original
-
Artigo de Revisão
-
Relato de Caso
O relato de caso refere-se à descrição de um caso clínico raro, interessante ou pitoresco. Nele, os detalhes da apresentação clínica com resultados de exames clínicos e de imagem, das condutas terapêuticas ou de procedimento em detalhes e da evolução são apresentados. Ele deve ser claro, preciso e objetivo na forma de redação e de apresentação acompanhado de imagens diversas. Deve ser redigido sem resumo.
- Seguir as orientações do site: CARE (https://www.care-statement.org)
- O título e subtítulo devem ser: (Título do relato): Relato de caso
- É necessário inserir de 3 a 5 descritores em português e keywords em inglês que estejam contidos nos Descritores de Ciências da Saúde – DeCS (https://decs.bvsalud.org) ou no MESH (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh - (Atenção: não devem ser citados descritores e keywords que não constem nessas URLs).
- O relato não pode, de nenhuma maneira, ter possibilidade de identificação do paciente. Se tal ocorrer, procedimentos legais poderão ser feitos e dirigidos aos autores do trabalho.
- Deve ser dividido em: Introdução, incluindo o objetivo na última frase; relato do caso, com todos os dados referidos no caput deste item; discussão, com “take away” (levar para casa uma mensagem para pensar) como última frase mas não redigida conclusão (um caso, somente desperta interrogação e não finalizações sobre o que é melhor); até 5 referências.
- Deve ser focado em: sintomas, passado clínico, intervenções e seus resultados, dados de exame físico, histórico clínico pessoal e familiar, meios diagnósticos utilizados, tratamento(s) efetuado(s) em detalhes, evolução e prognóstico.
- Discussão não extensa com a literatura médica citada nas referências (não pode existir referência sem estar citada no texto.
- Como referido, terminar a discussão com lições primárias “take away - para levar” a partir deste relato e não como conclusão.
- Sempre procurar ter Consentimento Informado por escrito feito pelo paciente.
-
Correspondências e cartas
Debate responsável, crítica e desacordo são características importantes da ciência, e os editores de periódicos devem incentivar esse discurso idealmente dentro de seus próprios periódicos sobre o material que publicaram. A seção de correspondência pode incluir cartas ao editor, respostas de autores e comentários online e deve fornecer aos leitores um mecanismo para enviar comentários, perguntas ou críticas sobre artigos publicados. Como parte da responsabilidade que os autores assumem em troca da publicação de seus artigos, eles são responsáveis por responder aos pontos críticos dos leitores. Esse tipo de interação é parte importante da revisão por pares pós-publicação e ajuda a promover o diálogo científico responsável.
Cartas que levantam questões razoáveis e importantes sobre os aspectos científicos, clínicos ou éticos de um estudo ou interpretação apropriada, juntamente com respostas acadêmicas dos autores, podem gerar trocas informativas, úteis e animadas. Outra forma de troca pós -publicação entre leitores e autores de artigos publicados envolve comentários e respostas online, com as trocas postadas em sites de periódicos ou outros locais, em vez de serem publicadas como cartas em periódicos.
Aviso de derechos de autor/a
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS À BioSCIENCE todos os autores concedem à revista os direitos autorais do artigo publicado, incluindo ilustrações, tabelas, textos, metadados ou outros elementos aceitos na publicação.
Todo o conteúdo da revista, exceto onde identificado, está licenciado sob uma atribuição Creative Commons tipo BY (CC-BY 4.0).
A revista online é gratuita e de acesso aberto.
Declaración de privacidad
TRANSFERENCIA DE DERECHOS DE AUTOR A LA REVISTA BioSCIENCE
Los nombres y direcciones informados en esta revista se usarán exclusivamente en los servicios prestados por esta publicación, y no serán proporcionados a terceros o para otros fines.



