Qual a melhor técnica de fixação da tela na cirurgia laparoscópica da hérnia inguinal?

Conteúdo do artigo principal

Sandra Oliveira de Araújo
Wagner Rodrigues Martins
Sacha Clael Rodrigues Rego
Juscelino Castro Blasczyk
Jurandir Marcondes Ribas-Filho

Resumo





Introdução: As operações laparoscópicas têm aumentado anualmente, bem como os casos de prevalência das hérnias da parede abdominal. Com isso, as técnicas de se realizar as operações, bem como certos procedimentos vem sendo estudados. Uma das questões debatidas é a respeito do tipo de fixação da tela.


Objetivo: Avaliar as técnicas de fixação da tela na cirurgia laparoscópica ventral da hérnia inguinal.


Método: Trata-se de um estudo de revisão sistemática. Três bases de dados foram consultadas: Cochrane Database of Systematic Reviews (CDSR), EMBASE e PUBMED. Durante as buscas foram utilizados descritores com vocabulário controlado e text words.


Resultados: Em relação ao desenho do estudo 1 revisão incluiu apenas ECA, 2 ECA e ECNA e 1 combinou a inclusão de ECA e estudos observacionais. Em relação ao tipo de fixação 2 estudos compararam os efeitos da fixação por tacha vs. cola de fibrina e outros 2 a comparação da fixação do grampo vs. cola de fibrina. De todos os desfechos de metanálise avaliados, apenas a redução da dor inguinal crônica pela fixação por cola de fibrina foi estatisticamente superior ao método de fixação mecânico em 3 dos 4 estudos.


Conclusão: Os achados mostram que a diferença entre as técnicas de fixação da tela na cirurgia laparoscópica ventral da hérnia inguinal é que a fixação por cola diminui a incidência de dor crônica pós-operatória.





Detalhes do artigo

Seção
Artigo de Revisão