Artrite reumatoide: associação entre atividade da doença, funcionalidade, qualidade de vida e conhecimento dos pacientes
DOI:
https://doi.org/10.55684/80.2.16Palavras-chave:
Artrite reumatoide, Qualidade de vida, Inflamação, Manejo educacionalResumo
Introdução: O grau de conhecimento do paciente sobre artrite reumatoide (AR) pode interferir na função, qualidade de vida e controle da doença.
Objetivo: Avaliar o grau de conhecimento dos pacientes sobre AR e sua interferência na função, controle inflamatório e qualidade de vida.
Método: Estudo de 101 pacientes com AR para medidas de atividade da doença (DAS-28 -VHS e DAS-28 PCR), de funcionalidade (HAQ ou Health assessment questionnaire) e qualidade de vida (medida pelo SF- 12 ou Short Form Health Survey with 12 questions), sendo aplicado para o conhecimento da doença, o questionário PKQ (Patient’s knowledge questionnaire).
Resultados: Não foi possível correlacionar o PKQ com atividade (DAS- 28 VHS e DAS-28 PCR), HAQ ou SF-12 (todos com p>0.5). Correlação positiva do grau de conhecimento com o nível de escolaridade. (p<0.0005; rho=0,33; 95%IC=0.14-0.50) foi encontrado.
Conclusão: Atividade inflamatória, dano cumulativo e qualidade de vida não se correlacionaram com conhecimento de doença.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 BioSCIENCE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.