Qualidade de vida em pacientes com espondiloartrites: análise comparativa entre as formas axial, periférica pura e mista.

Qualidade de vida em pacientes com espondiloartrites: análise comparativa entre as formas axial, periférica pura e mista.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55684/81.1.4

Palavras-chave:

Espondiloartrite, Qualidade de vida, Reumatologia

Resumo

Introdução: As espondiloartrites são doenças musculoesqueléticas crônicas que podem ter envolvimento axial, periférico ou misto. Devido ao grande comprometimento físico esta doença causa importante redução da qualidade de vida, mas não se sabe se isto acontece de igual maneira nas 3 formas.

Objetivo: Estudar a associação entre qualidade de vida e formas de espondiloartrites.

Método: Coletaram-se dados acerca de epidemiologia, perfil clínico, comorbidades e de qualidade de vida (através do SF-12 ou Short Form Health Survey–12 questions).

Resultados: Incluíram-se 120 indivíduos: 60 EpA e 60 controles. O SF-12 físico tinha mediana de 38,05 para espondiloartrites e 55,1 para controle (p<0,0001). No quesito mental as medianas foram de 42,1 e 50,1 com p=0,04. Não foi possível demonstrar diferenças nos subgrupos de espondiloartrites, tanto no aspecto físico como mental (p=0,33 e 0,30 respectivamente).

Conclusão: Existem diferenças significativas na qualidade de vida entre espondiloartrites e controles, mas não entre os subgrupos das espondiloartrites.

Downloads

Publicado

20-04-2023

Edição

Seção

Artigo Original
Loading...