Lúpus Eritematoso Sistêmico Juvenil: atualização acerca das manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento

Lúpus Eritematoso Sistêmico Juvenil: atualização acerca das manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento

Autores

Resumo

Introdução: Lúpus eritematoso sistêmico juvenil é doença autoimune que se inicia em crianças e jovens com menos de 18 anos. Em comparação com a forma em adultos, ele geralmente apresenta maior morbidade, altas taxas de nefrite lúpica, manifestações reumatológicas e dermatológicas e envolvimento de mucosas.

Objetivo: Revisão narrativa envolvendo alguns dos principais aspectos que concernem na doença.

Métodos: Busca ativa no PubMed e Scielo, com textos em inglês e português entre 2016 e 2022, utilizando os seguintes descritores: lupus, pediatric, childhood, diagnosis. Foram eliminados artigos que não abordavam a população pediátrica ficando selecionados 12 artigos. Foram focados os aspectos gerais da doença, métodos diagnósticos, diagnósticos diferenciais, investigação laboratorial, manifestações clínicas e tratamento.

Conclusão: Lúpus é doença que acomete tanto a população pediátrica quanto a adulta, mas há necessidade de mais estudos em crianças para o melhor entendimento das sutilezas que envolvem a doença em questão. Diante disso, é fundamental que os protocolos tanto de diagnóstico e tratamento, que hoje estão vigentes, sejam melhor entendidos e que mais estudos sejam realizados para aprimorar o manejo desses pacientes.

Downloads

Publicado

20-04-2023

Edição

Seção

Artigo de Revisão
Loading...