REALIZAÇÃO DO PROJETO “EDUCAR PARA PREVENIR” DE FORMA REMOTA

REALIZAÇÃO DO PROJETO “EDUCAR PARA PREVENIR” DE FORMA REMOTA

Autores

  • Juliana Moreira Schnaider
  • Gabriella Regina Lopes de Araujo faculdades pequeno principe
  • Karin Hauer Doetzer
  • Zilá Ferreira Dias Gonçalves dos Santos
  • Maria Cecilia Da Lozzo Garbelini
  • Marcelus Vinicius De Araujo Santos Nigro Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná, Curitiba, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4700-6947
  • Leide da Conceição Sanches

DOI:

https://doi.org/10.55684/80.2.19

Palavras-chave:

Comunidade, Educação médica, Educação em saúde

Resumo

Projetos de extensão têm um papel relevante na formação acadêmica, na democratização do conhecimento e na incorporação de saberes, uma vez que permitem a interação entre os estudantes e o desenvolvimento de práticas colaborativas. Nesse viés, o projeto “Educar para Prevenir” fundamenta-se em ações que envolvem a proteção da saúde humana. Este estudo teve por objetivo relatar a experiência no primeiro contato com ação para crianças e adolescentes do projeto de extensão “Educar para Prevenir”. Foi uma ação realizada em uma escola na região metropolitana de Curitiba-PR, Brasil, com estudantes de 10-18 anos, via Google Meet. Em conclusão, apesar do formato remoto, o “Educar para Prevenir” atingiu as expectativas, e viu-se que a tecnologia pode ser utilizada para novas ações. A ação proporcionou aprimoramento de habilidades pessoais e profissionais.

Referências

Cipriano JA, Almeida LCCS. Educação Em Tempos De Pandemia: Análises E Implicações Na Saúde Mental Do Professor E Aluno. In: Conedu (Anais VII Conedu) [Internet]; 2020 Oct 15-17; Maceió, Brazil. Alagoas. Realize, 2020.

Batista de Deus S de F. A extensão universitária e o futuro da universidade. REP [Internet]. 2018 [cited 2022 Jun. 6];25(3):624-33. Available from: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8567

Rios DRS, De Sousa DAB, Caputo MC. Diálogos Interprofissionais E Interdisciplinares Na Prática Extensionista: O Caminho Para A Inserção Do Conceito Ampliado De Saúde Na Formação Acadêmica. Interface Comunicação, Saúde, Educação [Internet]. 2019 [cited 2021 jun 6];23:e180080. Avaiable from: https://www.scielo.br/j/icse/a/Y5JFvLzLD3H8sWGLHgc9ZJz/abstract/?lang=pt# doi: https://doi.org/10.1590/Interface.180080.

Projeto de Extensão Educar Para Prevenir. Faculdades Pequeno Príncipe [Internet]. Educar Para Prevenir; c2021 [cited 2021 Jun 6]. Avaiable from: https://faculdadespequenoprincipe.edu.br/projeto_de_extensao/educar-para-prevenir/.

Claramita M, Setiawati EP, Kristina TN, Emilia O, van der Vleuten C. Community-based educational design for undergraduate medical education: a grounded theory study. BMC Med Educ. 2019; 19(1): 258.

Conceição DS, Viana VSS, Batista AKR, Alcântara A dos SS, Eleres VM, Pinheiro WF, Bezerra ACP, Viana JA. A Educação em Saúde como Instrumento de Mudança Social / Health Education as an Instrument for Social Change. BJDV [Internet]. 2020 Aug. 20 [cited 2021 Jun. 6];6(8):59412-6. Available from: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/15195

Melo AC de, Valente C, Souza DM de, Batista KZS, Lopes RD, Barauna SC. Educação Médica em tempos de pandemia e a utilização de metodologias ativas mediadas por tecnologia. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 2021;54(2):e-174684.

Silva SM da, Rosa AR. O Impacto Da Covid-19 Na Saúde Mental Dos Estudantes E O Papel Das Instituições De Ensino Como Fator De Promoção E Proteção. RPR [Internet]. 2021 [cited 2021 Jun. 6];2:189-206. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2446

Soares APC. Roteiro Para Roda De Conversa Sobre o PNAES. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/433385/2/ROTEIRO%20PARA%20RODA%20DE%20CONVERSA%20SOBRE%20O%20PNAES.pdf . Acesso em 06 jun.2021.

Gervasoni VC, Rossi GB. A Relevância Dos Projetos De Extensão – Um Estudo de Uma Universidade Privada na Área de Gestão e Negócios em Tempos de Pandemia – COVID 19. Braz. J. of Bus. 2021;3(3);2601-2611

LeBlanc C, Sonnenberg LK, King S, Busari J. Medical education leadership: from diversity to inclusivity. GMS J Med Educ. 2020; 37(2): doc.18

Downloads

Publicado

01-11-2022

Edição

Seção

Artigo Original
Loading...