REALIZAÇÃO DO PROJETO “EDUCAR PARA PREVENIR” DE FORMA REMOTA

Conteúdo do artigo principal

Juliana Moreira Schnaider
Gabriella Regina Lopes de Araujo
Karin Hauer Doetzer
Zilá Ferreira Dias Gonçalves dos Santos
Maria Cecilia Da Lozzo Garbelini
Marcelus Vinicius De Araujo Santos Nigro
Leide da Conceição Sanches

Resumo

Projetos de extensão têm um papel relevante na formação acadêmica, na democratização do conhecimento e na incorporação de saberes, uma vez que permitem a interação entre os estudantes e o desenvolvimento de práticas colaborativas. Nesse viés, o projeto “Educar para Prevenir” fundamenta-se em ações que envolvem a proteção da saúde humana. Este estudo teve por objetivo relatar a experiência no primeiro contato com ação para crianças e adolescentes do projeto de extensão “Educar para Prevenir”. Foi uma ação realizada em uma escola na região metropolitana de Curitiba-PR, Brasil, com estudantes de 10-18 anos, via Google Meet. Em conclusão, apesar do formato remoto, o “Educar para Prevenir” atingiu as expectativas, e viu-se que a tecnologia pode ser utilizada para novas ações. A ação proporcionou aprimoramento de habilidades pessoais e profissionais.

Detalhes do artigo

Seção
Artigo Original

Referências

Cipriano JA, Almeida LCCS. Educação Em Tempos De Pandemia: Análises E Implicações Na Saúde Mental Do Professor E Aluno. In: Conedu (Anais VII Conedu) [Internet]; 2020 Oct 15-17; Maceió, Brazil. Alagoas. Realize, 2020.

Batista de Deus S de F. A extensão universitária e o futuro da universidade. REP [Internet]. 2018 [cited 2022 Jun. 6];25(3):624-33. Available from: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8567

Rios DRS, De Sousa DAB, Caputo MC. Diálogos Interprofissionais E Interdisciplinares Na Prática Extensionista: O Caminho Para A Inserção Do Conceito Ampliado De Saúde Na Formação Acadêmica. Interface Comunicação, Saúde, Educação [Internet]. 2019 [cited 2021 jun 6];23:e180080. Avaiable from: https://www.scielo.br/j/icse/a/Y5JFvLzLD3H8sWGLHgc9ZJz/abstract/?lang=pt# doi: https://doi.org/10.1590/Interface.180080.

Projeto de Extensão Educar Para Prevenir. Faculdades Pequeno Príncipe [Internet]. Educar Para Prevenir; c2021 [cited 2021 Jun 6]. Avaiable from: https://faculdadespequenoprincipe.edu.br/projeto_de_extensao/educar-para-prevenir/.

Claramita M, Setiawati EP, Kristina TN, Emilia O, van der Vleuten C. Community-based educational design for undergraduate medical education: a grounded theory study. BMC Med Educ. 2019; 19(1): 258.

Conceição DS, Viana VSS, Batista AKR, Alcântara A dos SS, Eleres VM, Pinheiro WF, Bezerra ACP, Viana JA. A Educação em Saúde como Instrumento de Mudança Social / Health Education as an Instrument for Social Change. BJDV [Internet]. 2020 Aug. 20 [cited 2021 Jun. 6];6(8):59412-6. Available from: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/15195

Melo AC de, Valente C, Souza DM de, Batista KZS, Lopes RD, Barauna SC. Educação Médica em tempos de pandemia e a utilização de metodologias ativas mediadas por tecnologia. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 2021;54(2):e-174684.

Silva SM da, Rosa AR. O Impacto Da Covid-19 Na Saúde Mental Dos Estudantes E O Papel Das Instituições De Ensino Como Fator De Promoção E Proteção. RPR [Internet]. 2021 [cited 2021 Jun. 6];2:189-206. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2446

Soares APC. Roteiro Para Roda De Conversa Sobre o PNAES. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/433385/2/ROTEIRO%20PARA%20RODA%20DE%20CONVERSA%20SOBRE%20O%20PNAES.pdf . Acesso em 06 jun.2021.

Gervasoni VC, Rossi GB. A Relevância Dos Projetos De Extensão – Um Estudo de Uma Universidade Privada na Área de Gestão e Negócios em Tempos de Pandemia – COVID 19. Braz. J. of Bus. 2021;3(3);2601-2611

LeBlanc C, Sonnenberg LK, King S, Busari J. Medical education leadership: from diversity to inclusivity. GMS J Med Educ. 2020; 37(2): doc.18