O impacto da suplementação proteica na manutenção de massa magra em pacientes submetidos a cirurgia bariátrica

Conteúdo do artigo principal

Thiago da Silva Cornelio
Paulo Afonso Nunes Nassif
Jurandir Marcondes Ribas Filho

Resumo





Introdução: A obesidade é doença crônica que tem se tornado preocupação em saúde pública global. A cirurgia bariátrica é opção de tratamento eficaz para a obesidade mórbida, proporcionando a perda de peso e a melhora da qualidade de vida. No entanto, a perda de massa magra pós-operatória é preocupação importante.


Objetivo: Estudo retrospectivo sobre o impacto da suplementação proteica com whey protein na perda de massa magra em pacientes submetidos ao bypass gástrico.


Método: Pacientes de 18-60 anos sem complicações foram acompanhados por pelo menos 6 meses e divididos em 2 grupos: um que recebeu suplementação proteica com whey protein (Grupo A, n=19) e outro de controle que não recebeu suplementação (Grupo B, n=13). Os dados demográficos, antropométricos, clínicos e laboratoriais foram coletados e avaliação dos pacientes sobre qualidade de vida antes e depois da operação.


Resultados: A média de idade foi de 38 anos. A perda média de massa magra foi de 34,67 kg. Não houve diferença estatisticamente significativa na perda de massa magra ou total entre os grupos (p=0,121 e p=0,072, respectivamente). A qualidade de vida média antes foi de 3,06 pontos e após a operação de 8,13 pontos. Houve diferença estatisticamente significativa na qualidade de vida entre os grupos (p=0,018). O grupo que recebeu suplementação apresentou média de adesão às orientações dietéticas de 8,06 pontos, enquanto aquele sem com média de 6,14 pontos (p=0,045).


Conclusão: Os resultados indicaram que a suplementação proteica não teve efeito significativo na perda de massa magra. No entanto, ela melhorou a adesão dos pacientes às orientações dietéticas pós-cirúrgicas e não afetou a qualidade de vida.





Detalhes do artigo

Seção
Artigo Original