Análise do impacto da pandemia de COVID-19 no ensino em residências médicas de cirurgia gera

Análise do impacto da pandemia de COVID-19 no ensino em residências médicas de cirurgia gera

Autores

  • C. ZENI NETO Hospital e Maternidade São José dos Pinhais, São José dos Pinhais, PR, Brasil
  • G. Rodrigues Alves CASTRO Hospital e Maternidade São José dos Pinhais, São José dos Pinhais, PR, Brasil
  • P. Hampel PIRES Hospital e Maternidade São José dos Pinhais, São José dos Pinhais, PR, Brasil
  • T. Dantas de SOUZA Faculdades Pequeno Príncipe, Curitiba, PR, Brasil
  • A. Varella POSTIGLIONI Faculdades Pequeno Príncipe, Curitiba, PR, Brasil
  • I.R .Pallu Doro PEREIRA PEREIRA Faculdades Pequeno Príncipe, Curitiba, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.55684/80.2.7

Palavras-chave:

Educação médica, Cirurgia Geral, Residência Médica, COVID-19

Resumo

Introdução: Desde o início da pandemia da COVID-19 houve redução ou mesmo cessação de todas as atividades eletivas nos hospitais, como aulas e realização de procedimentos cirúrgicos não urgentes. Objetivo: Avaliar o impacto da pandemia nas residências de Cirurgia Geral. Método: Estudo observacional transversal, para levantar dados de questionários para avaliar o volume aproximado de operações realizadas pelos residentes e a percepção do desenvolvimento/retenção das habilidades cirúrgicas, com respostas obtidas por meio questionários tipo Likert, aplicados a médicos residentes em Cirurgia Geral durante um período pré-pandemia (2019) e/ou durante a pandemia de COVID-19 (2020). Resultados: Observou-se diferença significativa no volume da realização de procedimentos eletivos no primeiro e segundo anos da residência. A maioria dos participantes concordou parcial ou totalmente com a afirmação “Houve prejuízo à minha formação na residência de cirurgia geral devido a pandemia de COVID-19?”. Conclusão: Este estudo demonstrou redução no volume de procedimentos eletivos, afetando o ensino na residência médica. São necessários estudos sobre o tema para que se proponha retificação nas lacunas de aprendizado dos profissionais afetados.

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Publicado

27-10-2022

Edição

Seção

Artigo Original
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